História de Jacinto Machado
A ocupação de Jacinto Machado se deu inicialmente com os indígenas. Até 1921, habitavam na região somente os índios Xokleng e alguns luso brasileiros, instalados como posseiros. Os índios Xokleng eram nômades, viviam da caça e da coleta de pinhão, não possuíam acampamento fixo, migrando nos períodos de inverno e verão, organizando-se por períodos onde se coletava os frutos para a alimentação e animais para a caça.
Primeiros donos das terras e Moradores de Jacinto Machado
Toda a área de Jacinto Machado pertenceu a quatro latifundiários. Foram eles: no Último Rio, Maria Monteiro de Guimarães e Cunha, que em 1896 concedeu a Arno Berendt e Olga Huebbe um total de 9.028.000 m²: da Figueira até 2 km além da ponte do Rio da Gávea,
João da Silva Córdova; da extrema de Jorge de Mello até o Picadão em direção ao Pinheirinho Baixo e Morro de Fátima, Antônio Manoel Boeira; do Picadão até o Rio Amola Faca, Martinho Guizzo. Porém nenhum desses quatro latifundiários residiu aqui.
De 1921 a 1930 a região recebeu imigrantes lusos italianos em grande quantidade e, em menor escala, poloneses e germânicos. A colonização que predominou foi de descendentes de italianos.
Emancipação e origem do nome de Jacinto Machado
A localidade chamada Volta Grande levava esse nome porque era necessário dar uma grande volta para chegar à pequena vila, pois o caminho de acesso margeava o Rio da Pedra até chegar onde é hoje Jacinto Machado.
Volta Grande foi oficialmente elevada à categoria de vila em 1938, passando a receber o nome de Jacinto Machado em 1943, em homenagem ao brigadeiro Jacinto Machado Bitencourt, catarinense natural de Desterro (hoje Florianópolis), que defendeu o Brasil na Guerra do Paraguai.
A população local rejeitou o nome imposto pelo Governo do Estado da época, sugerindo o nome de Arizona, mas não foi ouvida. Jacinto Machado foi reconhecido como município em 21 de junho de 1958, pela Lei nº 348, e emancipado de Turvo em 23 de julho do mesmo ano.
Primeiro Prefeito de Jacinto Machado após emancipação
Foi no dia 23 de julho de 1958 que Jacinto Machado se emancipa, que vai ter sua independência política, econômica e social. Mas para sermos município precisamos de um prefeito para administrar, porém o primeiro prefeito Laerte Spíndola Lisboa é indicado pelo governador Jorge Lacerda, e na primeira eleição seguinte, os habitantes de Jacinto Machado escolheram seu primeiro então prefeito Pool Jorge Zacca.
Em construção